Buscar
  • antonio andrade

Dúvidas sobre Reabilitação Pulmonar?



1- O que é a Reabilitação Pulmonar?


A Reabilitação Pulmonar é definida como uma intervenção abrangente com base em uma avaliação completa do paciente seguida de terapias personalizadas, que incluem, mas não se limitam a, treinamento físico, educação, intervenção de autocuidado visando a mudança de comportamento, projetada para melhorar a condição física e psicológica de pessoas com problemas respiratórios crônicos e promover a adesão de longo prazo a comportamentos que melhoram a qualidade de vida.


2- Quais os benefícios da Reabilitação Pulmonar?


De acordo com a Global Initiative For Chronic Obstructive Lung Disease, 2019, a Reabilitação Pulmonar reduz da dispneia (falta de ar), melhora a qualidade da saúde e melhora a tolerância aos exercícios em pacientes estáveis (evidência A); reduz o tempo de internação hospitalar em pacientes que tiveram exacerbação recente (evidência B) e a intervenção de autocuidado com comunicação com um profissional de saúde melhora o estado de saúde e diminui as visitas ao departamento de hospitalização e emergências (evidência B).


3- Quais os objetivos da Reabilitação Pulmonar?


O objetivo principal é melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório, fazendo com que reduza a percepção de falta de ar e do cansaço durante a realização de suas atividades, somado a modificação do seu comportamento, onde o ciclo de inatividade que é gerado pela perda de capacidade física, causado pela doença pulmonar, é quebrado.


4- Quais os pacientes se beneficiam de um programa de Reabilitação Pulmonar?


Os pacientes que apresentam pneumopatias crônicas, os principais exemplos são a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Bronquiectasia, Fibrose Pulmonar Idiopática, Asma, Fibrose Cística, entre outras. Estas doenças podem afetar os pulmões e vias aéreas, gerando repercussões localizadas ou sistêmicas, como alteração da mecânica respiratória, presença de falta de ar durante realização de atividades rotineiras, tosse, redução de força e resistência de músculos dos membros superiores e inferiores.


5 - Eu vou precisar realizar a Reabilitação Pulmonar supervisionada para o resto da vida?

Você vai aprender e praticar atividades durante o programa da Reabilitação Pulmonar, mudando seu comportamento, podendo manter os exercícios que aprendeu após a alta da Reabilitação, a equipe deve trabalhar como você para elaborar um plano de exercícios de longo prazo, desta maneira você poderá realizar alguns exercícios sem ser nos programas de Reabilitação Pulmonar. O objetivo do programa de Reabilitação Pulmonar é dar autonomia e melhorar a qualidade de vida do paciente, modificando seu comportamento e sua função, mas se você parar de se exercitar após o programa, as melhorias feitas serão perdidas.


5 - Como é realizada a Reabilitação Pulmonar na AF Fisioterapia Especializada?


Nós dividimos o programa em dois componentes, a educação do paciente e o condicionamento cardiorrespiratório. Apos a avaliação cinético-funcional detalhada o paciente irá ser informado dos objetivos do tratamento e da programação. Sempre em comunicação com a sua equipe de saúde assistente.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo